IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) — que mede a inflação oficial do país –, registrou queda de 0,68% em julho, após alta de 0,67% no mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (9). E a tendência para próximos meses é que IPCA continue caindo, diz Victor Candido, economista-chefe da RPS Capital, em entrevista à CNN.

O especialista acredita, porém, que o índice de 2023 continuará acima da meta do Banco Central. Para o próximo ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu 3,25% para o IPCA, com 1,5 ponto percentual de tolerância.

Candido destaca também que o corte de impostos definido pelo governo “bagunça um pouco o cenário [de juros e inflação dos próximos meses]”.

Ele cita também que ninguém sabe como será o preço do petróleo e das commodities agrícolas até o final do ano que vem. “Mas tudo indica que cairão”.

Mas a inflação específica do setor de serviços e comércio deve continuar acelerando. Ele justifica que esse movimento deve ocorrer por conta também do corte de impostos e pelos benefícios oferecidos pelo governo, como o auxílio de R$ 600, vale-gás e benefício a caminhoneiros começam a ser pagos nesta terça-feira (9).

“[Com esses valores], as pessoas vão ter mais dinheiro para gastar”.

 

Fonte: Agência Brasil