O Sindicato dos Empregados no Comércio de Carazinho recepcionou, na tarde desta quinta-feira, 27, o Desembargador e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Dr. Francisco Rossal de Araújo e entidades sindicais.

Recepcionando o presidente do TRT e demais convidados, a Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Carazinho, Ivanete Telöken, destacou a importância do evento para Carazinho e região, com o objetivo de estreitar a relação entre as entidades e promover um diálogo para fortalecer a categoria.

De acordo com o desembargador, a entidade tem realizado visitas pelo estado para conhecer a realidade de cada região, dialogar com entidades buscando aproximar o TRT com a comunidade.

Entre os assuntos abordados pelo Presidente, destaca-se a importância das entidades representativas e sindicais na realização das negociações coletivas, garantindo os direitos sociais e econômicos. “Os Sindicatos dos trabalhadores e associações patronais são fundamentais para a efetivação dos direitos sociais”, avalia o magistrado.

Segundo ele, situações corriqueiras e ações trabalhistas poderiam ser evitadas se houvesse maturidade nas negociações e diálogos. “É preciso ter maturidade nas negociações e saber dialogar. Tem que ser pragmático e focar na resolução dos problemas”, afirma.

Araújo salienta ainda que, com a reforma trabalhista, houve um aumento nas terceirizações e, consequentemente, um facilitador para casos de trabalho análogo à escravidão. “Não é possível acreditar que a comunidade e as próprias empresas que contratam trabalhos terceirizados não percebem que há casos análogos à escravidão”, argumenta. O presidente ressalta a importância de garantir os direitos sociais dos trabalhadores.

O evento contou com a participação de entidades locais e dos municípios de Não-Me-Toque, Passo Fundo, Sarandi, e Soledade.

 

Fotos: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)