No dia 12 de março de 1981, o Ministro de Estado do Trabalho homologou a transformação da Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Carazinho para Sindicato. A partir daí, são mais de quatro décadas de muitas lutas e conquistas em prol da comunidade comerciária.
A história da entidade mostra que a união de pessoas transforma sonhos em realidade. Na bagagem destes 42 anos de atividades, não está apenas o crescimento da estrutura física, mas também o desenvolvimento social de uma comunidade trabalhadora.
A amplitude do Sindicato dos Comerciários compreende uma sede campestre construída numa área superior a 40 mil metros quadrados, contando com dois campos de futebol, quadra de vôlei de areia, quiosques abertas e fechados para eventos, parquinho infantil e área verde.
Além disso, o comerciário pode usufruir de uma belíssima área de lazer composto de uma piscina olímpica e infantil para aproveitar o período de férias e se refrescar.
Outro destaque na sede campestre é o funcionamento da academia de Karatê.
Já no centro da cidade, está localizado o prédio com 1.700 metros quadrados, distribuídos em cinco pavimentos, onde é localizado a secretaria da instituição com atendimento aos comerciários.
O Sindicato atua em 20 municípios da região, sendo que em três deles há subsedes, como é o caso de Soledade, Não-Me-Toque e Chapada.
Na parte social, além dos convênios com empresas e prestadores de serviços, outros serviços são prestados a comunidade comerciária, como atendimento odontológico, assistência jurídica e convênios com empresas e prestadores de serviços.
Promoções como palestras, lazer, esportes e sorteio de prêmios entre os integrantes da categoria comerciária são outro destaque.